quarta-feira, 3 de julho de 2013

Maratona Escolar João Guimarães Rosa




Na última sexta-feira, em cerimônia na Academia Brasileira de Letras, foi aberta oficialmente a Maratona Escolar João Guimarães Rosa



Escolas, professores de 8º e 9º ano e Professores de Sala de Leitura, incentivem a participação de seus alunos.


REGULAMENTO DA MARATONA ESCOLAR JOÃO GUIMARÃES ROSA



I - Do tema

A Maratona Escolar João Guimarães Rosa promovida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em colaboração com a Academia Brasileira de Letras, será realizada mediante elaboração de texto escrito sobre o tema “A vida e a obra de João Guimarães Rosa”.

II – Dos participantes

O Concurso destina-se a alunos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e na Educação de Jovens e Adultos, abrangendo as escolas de todas as CRE.


III – Do conteúdo e da forma

A redação será desenvolvida preferencialmente em prosa, contendo no máximo 30 linhas, podendo ser digitada (2100 caracteres) ou apresentada em manuscrito, com letra legível.
O trabalho entregue fora da especificação acima será desclassificado.


No rodapé do trabalho deverão constar os seguintes dados:


• Nome do aluno, ano e turma;
• Nome do professor orientador e da disciplina;
• Nome do diretor, da escola e da E/SUBE/CRE.


IV - Dos prazos, datas e locais

Lançamento na ABL – dia 28/06/2013 com a participação de representantes da SME, coordenadores das E/SUBE/CRE e CREJA, autoridades e acadêmicos.


1ª fase - de 05/08/13 a 20/08/13 – Palestras nas E/SUBE /CRE


2ª fase – 06/08/13 a 24/09/13– Produção textual nas escolas


3ª fase – 25/09/13 a 30/09/13 – Seleção nas escolas (cada escola seleciona 10 redações)


4ª fase - até 01/10/13 – Entrega dos trabalhos selecionados pelas escolas na E/SUBE /CRE

5ª fase – de 02/10/13 a 07/10/13 – Seleção nas E/SUBE /CRE


Até 08/10 – Envio dos trabalhos selecionados pelas E/SUBE /CRE à ESUBE/CED /GME


6ª fase – de 09/10/13 a 16/10/13 – Seleção na SME


7ª fase – dia 17/10/13 – Entrega dos trabalhos selecionados à ABL


8ª fase – de 18/10/13 a 24/10/13 – Seleção na Academia Brasileira de Letras


9ª fase – 25/10/13 – Divulgação do resultado


10ª fase – 08/11/13 (possivelmente) - Premiação na ABL


V - Da seleção

A seleção dos trabalhos se realizará em quatro etapas distintas, conforme calendário, através das comissões local, regional, municipal e final, composta por membros designados, como se segue:

• Comissão local – designada pelo diretor da escola, que selecionará os 10 (dez) melhores textos da sua escola e os encaminhará à E/SUBE/CRE .

• Comissão Regional – designada em cada E/SUBE/CRE/GED, que selecionará os 10 (dez) melhores textos de todas as escolas participantes de cada E/SUBE /CRE do Rio de Janeiro.

• Comissão Municipal – designada pela SME, que selecionará os 3 (três) melhores textos de cada E/SUBE /CRE, e 3 de alunos da EJA, totalizando 33 textos.

• Comissão Final da Academia Brasileira de Letras – designada pelo Presidente da Academia Brasileira de Letras, composta de 3 acadêmicos, selecionará os 6 (seis) melhores textos enviados pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sendo 5 (cinco) do Ensino Fundamental e 01(um) da Educação de Jovens e Adultos.

VI – Da premiação

Serão premiados as escolas, os professores e os alunos dos melhores textos classificados no âmbito do Município do Rio de Janeiro.

VII - Dos prêmios

O Instituto Antares se responsabilizará pela organização de três tipos de kits de livros diferenciados para serem entregues de acordo com os ganhadores: alunos, professores e escolas.


VIII – Das disposições finais

• O direito sobre os trabalhos dos alunos passará a ser da Academia Brasileira de Letras;
• Não será permitida a revisão de classificação;
• Os casos omissos no regulamento serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Academia Brasileira de Letras.

2 comentários:

  1. eu fiz a maratona , tomara que eu seja uma dessas três pessoas , gostei muito de fazer essa maratona porque aprendi mas sobre a vida do João Guimarães Rosa , e aprendi coisas que nem sabia sobre a vida dele .... Parabéns pela a Matéria !!! :):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):)

    ResponderExcluir