terça-feira, 24 de julho de 2012

Novidades da Biblioteca (3) - Julho/12

Este livro traz uma história surpreendente. Goldstein sente a necessidade premente de colocar-se a prova, de enfrentar perigos encarando de frente o próprio medo, os limites do mundo, e especialmente, seus próprios limites. Ele se propôs a encontrar Deus nas situações mais desafiantes e assustadoras.
Trilhando a Rota da Seda na Ásia Central ou pernoitando numa prisão em Nova York, Goldstein relata, como às vezes é preciso uma viagem até os extremos, penetrando no território do risco e desconforto, para que possamos descobrir a nutrição espiritual.




Jovens cariocas de todos os tempos, de diferentes origens e culturas, se encontram nestas aventuras para contar a emocionante história do Rio de Janeiro. São cinco séculos nos quais se cruzam fatos reais e imaginados, personagens que existiram e inventados, numa narrativa envolvente que apresenta os mais importantes eventos dessa trajetória. A partir desse encontro entre realidade e fantasia, descobrimos a evolução da cidade, as mudanças de sua geografia, os hábitos de diversas épocas e, por fim, o que a cidade e seus moradores são hoje.



A maioria de nós está repleto de modelos sociais de felicidade. Todos queremos ser certos e adequados. E, assim, nos obrigamos a agir contra os impulsos de nossa verdadeira natureza. Pensando fazer o melhor, acabamos por nos conduzir ao vale do desajuste e da dor. Até que a audácia de uma alma forte e lúcida como a de Juliana nos mostre que o verdadeiro vencedor é aquele que tem a coragem de calar o mundo em si e caminhar pelas portas do coração.






John Lukacs, historiador eminente nativo de Budapeste, apresenta neste livro uma descrição rica e eloquente de uma das grandes cidades da Europa em seu apogeu: um retrato cultural e histórico de Budapeste — seu panorama, sons e habitantes, a comunidade artística, sua dinâmica de classes e política, o papel essencial desempenhado por sua população judia — e a descrição que acompanha a ascensão da cidade e seu declínio no turbilhão do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário