Quem sou eu

PCRJ/SME/Gerência de Mídia e Educação/4ª CRE Rua Uranos, 1230 - Ramos - RJ CEP Telefone 3885 9492 Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira - 9:00h. às 17:00h

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Livros do 15ª Salão da FNILJ - junho 2013 - Lúcia Fidalgo


15ª Salão da FNILJ - 2013


 Lúcia Fidalgo




Lucia Fidalgo é escritora, contadora de histórias do Grupo Morandubetá, bibliotecária, mestre em educação pela universidade federal fluminense, já foi pesquisadora do ALEPH-UFF, e é professora.
Carioca, nasceu no Rio de Janeiro em 1965.
Começou seu trabalho com a Literatura Infantil em 1989, na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil-FNLIJ.
Como autora, ganhou o prêmio de autora revelação pela FNLIJ, com o livro Menino Bom.
Também trabalha com oficinas cursos e palestras por todo o Brasil. Atua também como especialista de alguns projetos entre eles o Leia Brasil, projetos de Leitura do SESC-RJ e outros.
Já foi professora da Universidade Santa Úrsula, e da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Ciência da Informação, integra o Conselho Editorial da Revista Aprendizagem, da Editora Melo, e prestou assessoria na Editora Zeus - Lucerna, junto aos livros infanto-juvenis em 2007, e criou a coleção "HISTÓRIAS DAS TERRAS DAQUI E DE LÁ". Atualmente é pesquisadora da Cátedra Unesco de Leitura-PUC-RJ.
Foi consultora da UNESCO no Projeto de Memória da Escola no REMEC - PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA, de setembro de 2010 a março de 2011.


I
nformações retiradas do site www.luciafidalgo.com





CANTAR ERA SEU SONHO


Autor:  Lúcia Fidalgo
Ilustrador: Robson Araújo
Editora: Paulus
Assunto: Clementina de Jesus, Religiosidade
Coleção: Brasileirinhos

A autora, Lúcia Fidalgo, apresenta às crianças a vida de Clementina de Jesus, ícone da nossa música. O livro conta sobre seu casamento, sobre o nascimento da sua filha, seu trabalho como doméstica, além da dificuldade de conseguir realizar seu grande sonho, que era poder se dedicar à música. Nascida em Valença, Rio de Janeiro, ela conheceu a música ainda pequenina, quando a mãe entoava cantigas de ninar para fazê-la dormir. Um pouco mais crescida, cantava e dedilhava a viola do pai... trazia na cor de sua pele a magia e o ritmo da África, transformando-se, mais tarde, num elo entre a cultura brasileira e a africana. 





Chiquinha Gonzaga
CHIQUINHA GONZAGA E A MELODIA DAS PALAVRAS

Autor: Lúcia Fidalgo
Ilustrador: Fabiana Salomão
Editora: Paulus
Assunto: Chiquinha Gonzaga
Coleção: Brasileirinhos

Neste livro, a vida de Chiquinha Gonzaga é apresentada desde a infância, mostrando elementos que contribuíram para que fosse o que foi. A intenção não é apresentar modelos a serem seguidos, pois ninguém repete ninguém, e cada um segue o seu caminho, mas apresentar inspirações.








Cora, coração Coralina
CORA, CORAÇÃO CORALINA

Autor: Lúcia Fidalgo
Ilustrador: Fabiana Salomão
Editora: Paulus
Assunto: Cora Coralina
Coleção: Brasileirinhos

“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.” Melhor definição não há para falar de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida na literatura brasileira como Cora Coralina. Goiana, aos catorze anos começou a escrever seus primeiros textos e publicá-los nos jornais de sua cidade. Exerceu também a profissão de doceira, polvilhando em seus versos palavras doces, tocantes, que emocionam e fazem pensar. E foi aos 75 anos que ela escreveu seu primeiro livro. Para ela, o que valia na vida não era o ponto de partida, e sim a caminhada. 




INFORMAÇÕES RETIRADAS DO SITE DA EDITORA PAULUS.



OUTROS TÍTULOS DA AUTORA EXISTENTES NA BIBLIOTECA:


Chico, homem da floresta
Falando em versos
Pedro menino navegador
Sabendo ler o mundo










Nenhum comentário:

Postar um comentário